terça-feira, 18 de maio de 2010

NOVO ROMANCE

Acaba de sair o meu novo romance A Vítima,tendo como referências a tragédia grega e a Divina Comédia,de Dante.
Transgressão,expiação,medo,culpa,segredos.O livro busca refletir a respeito das escolhas humanas e de suas consequências.
Apesar da densidade,um certo toque de humor traz leveza à trama.
Entre livros e fatos,cabe a Carlos Colli ir em busca do passado,de respostas a fim de compreender terríveis acontecimentos no presente.
Essa busca irá conduzir a um final surpreendente.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Happiness,Sadness

A folha
(depois da árvore-antes da flor)
envia
ao outono
grandes esperanças.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMENTÁRIO

O romance do escritor goiano Alaor Barbosa Memórias do nego-dado Bertolino d'Abadia é um exemplo de domínio das palavras e aproximação do linguajar do povo,evidentemente elaborado num modo de expressar literário.
O personagem, tipicamente brasileiro,em certo sentido,relata a sua vida movimentada e repleta de acontecimentos.Com isso vai realizando uma travessia pela nossa história,até mesmo dela participando,mas sem ter muita consciência a respeito do seu papel e do real peso dos acontecimentos.Não se trata de um ingênuo e,sim,de alguém comum,sem muito tino para administrar a sua vida,que não possui um rumo definido.Contínuas indas e vindas levam-no a repetir situações,a arranjar problemas,a destruir oportunidades.
Bertolino não é exatamente um mau-caráter,apesar de cometer atos reprováveis.Ao contrário do personagem Brás Cubas, de Machado de Assis, que nada realiza em sua vã existência,aquele age o tempo todo,os resultados é que são infrutíferos.Diferentemente de Riobaldo,outro personagem que relata suas memórias,não há interesse pelo aspecto místico e religioso da existência.Bertolino apenas vive e age de acordo com os seus impulsos e paixões,apesar de não entendê-los.
Como anunciam as epígrafes do livro,trata-se de um vida sem muito destaque ou sentido.E esta,apesar de parecer insignificante,tem valor em si mesma,é a expressão do humano num mundo nenhum pouco acolhedor.
Vale a pena a leitura.

sábado, 1 de maio de 2010

FRASES

" Contra a mediocridade insolente ou o safadismo de alto coturno,quem não se mostra feroz é um patife", Monteiro Lobato

" Caminhamos para um novo universo(...) e sem dúvida é neste que tudo vai bem:porque,convenhamos,o que ocorre no nosso,física e moralmente,justifica ligeiros lamentos", Voltaire em Cândido.

" É a poção amarga com que o médico dentro de vós cura vosso ser doente" ,Khalil Gibran em O Profeta.

" Entre o caminho que segues e esta sombra que baloiça lentamente há talvez um abismo intransponível", Omar Khayyam em Rubaiyat.

" Les rêves!toujours des rêves!et plus l'âme est ambitieuse et délicate,plus les rêves l'éloignent du possible", Baudelaire em Le Spleen de Paris.