sábado, 29 de agosto de 2015

A Experiência de Ler Clarice Lispector

     Já se escreveu a respeito da perda da aura do poeta,do escritor. E é pertinente. No entanto, Clarice Lispector consegue manter a sua. Trata-se de algo raríssimo. Talvez pela sua escrita única e que vai além do intimismo, do existencialismo e dos ismos. E a passagem do tempo só fez ressaltar tudo isso. Prova é o sucesso que seus contos , traduzidos para o inglês , estão fazendo. Um reconhecimento merecido que traz alento aos escritores brasileiros.
   Aos dezessete anos ela escreveu seu primeiro romance: Perto do Coração Selvagem. Coincidentemente, aos dezessete anos descobri Clarice por meio deste mesmo romance. Vi o exemplar na biblioteca e o título chamou minha atenção. Eu não sabia quem ela era. Nunca ouvira nenhum comentário a respeito. Levei o livro para casa. Foi uma revelação. A leitura seguiu vagarosamente para que nenhum só detalhe fosse perdido. Tinha receio de que o livro acabasse logo.  Imediatamente  identifiquei-me com aquela visão de mundo. O encantamento tomou conta de mim.
   Outros livros de Clarice se seguiram. E cada um deles era um impacto fulminante. A Paixão Segundo GH, por exemplo, trouxe-me uma experiência única e inesquecível. Nunca mais fui o mesmo.E algo semelhante ocorreu com a leitura de seus contos e de seus outros escritos.
   Clarice Lispector é um caso único na Literatura Brasileira. Merece ser lida e relida sempre.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

LIVROS RECEBIDOS

*  Antologia da UBE (União Brasileira de Escritores) , enviada pelo poeta Aricy Curvello. São 75 textos selecionados de autores consagrados da literatura nacional;
* O Ciclo da Vida. Livro de contos de Djanira Pio, publicados pela REBRA Selo Editorial;
* O Reduto de Nhô Ná. Livro de contos e crônicas do escritor catarinense Enéas Athanázio, publicado pela editora Minarete;
* O Pó da Estrada. Livro com relatos de viagens do escritor Enéas Athanázio, também pela Minarete;
* O Banquete dos Anjos. Livro de contos de Regina Vieira, publicado pela Ibis Libris;
* O Diário do Camaleão. Livro de poesia de Marcelo Mourão. Publicado pela Personal;
* Temas em Literaturas de Língua Portuguesa: os diferentes olhares. Livro de crítica literária de Marcelo Mourão. O livro analisa estudiosos e autores como Anchieta, Bocage, Machado de Assis , Fagundes Varela, Oswald de Andrade e Mia Couto;
* Vida Avenida . Livro de poemas de Francisco de Assis Nascimento, de Goiânia;
* O Livro dos Afiguraves, de Franklin Jorge. Autor que atualmente reside em Rio Grande do Norte. O texto é um  isto de história e de estória. Publicado pela editora Feedback;
* Deus e Outros Quarenta Problemas. Livro de poemas de W. J. Solha, que é escritor, pintor e ator . Publicado pela editora Penalux.
* Diário da Escrita, do escritor Nelson Hoffmann. Livro contendo a correspondência do autor com outros escritores. Publicado pela Cultuarte. Enviado pelo poeta Aricy Curvello;
* Efêmeras, diário do poeta Irineu Volpato, publicado pela editora Renard;
* 65 Poetas. Crítica Literária Poética, de Pedro Pires Bessa. Livro que comenta diversos autores brasileiros importantes. Publicado pela Ibis Libris.  Enviado pelo poeta Aricy Curvello.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Comentário

   O escritor Luís Giffoni comenta meu livro:
   " O Terceiro Dia é uma novela misteriosa, com não ditos tão importantes quanto os dizeres expressos, imaginosa, às vezes poética. Uma leitura para quem curte a literatura de requinte." 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

LITERATURA E SONHO

   O mundo onírico Inspira a literatura há séculos. E resultou em algumas obras memoráveis.  Certamente uma delas é o livro Hypnerotomachia Poliphli escrito em 1499 por Francesco Colonna, considerado um dos textos mais enigmáticos de todos os tempos. Durante um sonho, Poliphilo busca por sua amada Polia. Para isso precisa enfrentar inúmeros desafios e aventuras. Outro exemplo é o famoso clássico de William Shakespeare Sonho de Uma Noite de Verão, de 159O, uma comédia e que faz uso de elementos mitológicos.
    Sem dúvida um dos livros mais famosos e que ocorre no mundo dos sonhos  é Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol, que tanto pode ser lido por crianças quanto por adultos e é uma das obras-primas da literatura universal.
   Outro livro importante é Finnegans Wake de James Joyce que por meio dos sonhos, relata toda a história da humanidade e se utiliza de diversos idiomas, possibilitando uma infinidade de leituras a cada página, sendo um dos livros mais complexos da literatura até hoje.
   Na literatura latino-americana há A Arte de Sonhar de Carlos Castañeda. Nele o mestre Don Juan supostamente ensina o autor a influenciar conscientemente nos sonhos. Trata-se de um texto fascinante e de leitura agradável.
   Eu mesmo já me utilizei dos sonhos em meus livros. No romance A Vítima,  sonhos recorrentes atormentam o fugitivo da história que está buscando um refúgio, tentando se libertar de uma situação difícil. Também no livro Estudos para um Possível Romance, o personagem,  um escritor, sonha continuamente com um livro misterioso. Na trilogia de fantasia  O Mestre de Ellora, os sonhos são fundamentais para auxiliar em diversas situações vividas pelos protagonistas. E, por fim, o meu livro Vanessa foi inspirado num sonho que tive.
   Sem dúvida o mundo onírico tem tudo a ver com o mundo literário.
   

domingo, 23 de agosto de 2015

CRÍTICA LITERÁRIA

     Ainda existe a figura do crítico literário que paira no Olimpo distante dos meros mortais. É aquele que só lê Shakespeare e James Joyce. E em relação ao leitor, tem o complexo de dona Florinda: " Vamos,tesouro. Não se misture com esta gentalha." Para ele, hoje em dia ninguém sabe escrever. todos são ruins. Ele só está interessado nos autores canônicos.  Só existem os clássicos. O resto é lixo.
   No outro extremo está o resenhista. Ele comenta qualquer coisa que aparece. Ele adora os livros de Daniele Steel  e Sidney Sheldon. E se entusiasma com qualquer autor, contanto que ele esteja na lista dos mais vendidos.
   Sou obrigado a concordar com aquela máxima de que um crítico literário não consegue ser um bom escritor. E de que um escritor pode ser um ótimo cítico literário.
   Pessoalmente prefiro atitudes como a de Jorge Luis Borges, por exemplo. Um leitor contumaz, que sabia apreciar autors como Stevenson e G. K. Chesterton e, inspirado neles, escrever grandes contos. Um escritor-leitor, que está atento a tudo o que se faz e consegue construir sua obra  dialogando com todas as manifestações da cultura.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

RE-VELAR

Reprovas
a quietude
que existe em meus olhos.

Eles insinuam
o palor das pálpebras
que insistem
em revelar
a inquietação
dos cegos.

( foto: Cleber Pacheco)  

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MAGIA

Passaram séculos
construindo fornos.

Veio a ciência
e abatumou o pão.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ARGUMENTO

A fragrância do pomar
invade a sala
silenciando as visitas.

domingo, 16 de agosto de 2015

ELA

Tomo café da manhã
com G. H.
e o chá das cinco com Elisabeth Bennet .
À tarde caminho pelas charnecas
coim Catherine Earnshaw
e vou às compras com Emma Bovary.
Á noite vou ao jantar
de Mrs. Dalloway,
mas é para Penélope que sempre retorno.

( Google imagens)

sábado, 15 de agosto de 2015

DOM

 O menino queria aprender
 a linguagem dos grilos.

  A menina queria desvendar
  o dom das abelhas.

   Veio o inverno
  e eles inventaram
  a roca de fiar.

 ( foto; Google imagens)

LIVROS ANTIGOS






quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Entrevista

   Hoje concedi uma entrevista de 15 minutos para a rádio Unisinos a respeito do meu romance O Terceiro Dia. O livro também foi divulgado no blog Literatura RS .
   É muito importante que haja espaço disponível para a divulgação cultural, que atualmente parece cada vez mais restrita. Assim como estão escassos os eventos culturais de um modo geral.
   O Brasil precisa valorizar a educação, a cultura, seus escritores e artistas para se desenvolver como Nação, para amadurecer enquanto tal e ter uma identidade cultural sólida.
 
 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Raso

São excesso
avanço e recuo;
pedido ou recusa,
extravagância.
Surdos,mudos,mendigos:
pura insolência.
Desentendem-se
acúmulo e solidão.

domingo, 2 de agosto de 2015

Paraíso Perdido

 Há muitas fomes
no inferno.

sábado, 1 de agosto de 2015

Criatura

Tudo quanto vive,
vive sem aviso,
no inencontrado
descobre seu juízo
e no entanto sabe
 quanto é impreciso,
ainda que seu ventre
tenha sido inciso
para desvendar-se
espelho e Narciso.

( pintura:  Salvador Dali)