domingo, 5 de novembro de 2017

Resenha


   O livro FAUSTO COM RUGAS de Cristina Ohana publicado pela editora Penalux merece ser lido com atenção. Nele a autora revela grande domínio da linguagem e da narrativa,fazendo uso de capítulos curtos,densos,plenos de expressividade. Aliás, sua capacidade expressiva impressiona: as palavras são selecionadas cuidadosamente,os contrastes de luz e sombra possuem força,impacto,nos marcam.
   Esta nova versão do pacto fáustico revela um personagem senil, incapaz de se entusiasmar pela sede de conhecimento,como no clássico goethiano, uma vez que já viu tudo,já experimentou de tudo e padece de cansaço,de fastio,de saturação,embora incapaz de impedir o fascínio que a existência  exerce sobre ele e ainda almeje a juventude eterna. O mundo lhe causa náusea e,ao mesmo tempo, o atrai. Dor e gozo,nojo e fascínio se mesclam,descrente já do humano e no entanto impotente para impedir sentir-se atraído por suas possibilidades.
   Livro contemporâneo e atemporal, faz uma re-avaliação da condição humana, passando por antigos mitos:

   Repetiremos todos os dias a expulsão do Éden.
  
    O diálogo entre Fausto e o diabólico pode,aqui,representar uma divisão interna,um conflito jamais resolvido entre o bem e o mal, entre a bestialidade e o inefável,entre o monstruoso e a beleza existentes em cada um de nós. Apesar da passagem do tempo,os nossos dramas permanecem essencialmente os mesmos. Muda a maneira como os vemos,como lidamos com eles, influenciados pelo espírito próprio de cada período histórico. Deparamo-nos,assim com um Fausto decadente,mas cuja energia vital ainda teima em manter acesa a sua chama.

  Além das referências bíblicas,o livro também se utiliza de um vasto conhecimento, que passa pela alquimia,pelos princípios herméticos, antigas civilizações, a filosofia,sexualidade, Dante Alighieri, Kafka,etc. Apesar de breve, a leitura exige fôlego e conhecimento para a sua completa fruição e compreensão, enriquecendo-a ainda mais.
   Em tudo isso permanece uma das questões centrais do romance de Cristina Ohana: a necessidade de expressar-se,a necessidade do poético num mundo onde a poesia parece não mais ser possível.
    Por tudo isso eu diria que se trata de um texto significativo e é mais uma bela publicação da Penalux.

   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial